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segunda-feira, 6 de julho de 2015

Projeto Multidisciplinar de Toponímia

     Sob orientação da supervisora de ensino Rosimeri Rodrigues Canabarro, este ano a Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar propõe um projeto para incentivar a pesquisa acerca da denominação de vários elementos de nosso município: ruas, localidades, bairros, distritos, pontos turísticos, etc. Abaixo a estrutura do projeto que define e orienta o trabalho dos professores da rede municipal:


Projeto Multidisciplinar de Toponímia:
Definição, objeto e campo de atuação

Toponímia: É um ramo da onosmática que se ocupa do estudo integral , no espaço e no tempo, dos aspectos geo-históricos, socioeconômicos e antropolinguísticos, que permitiram e permitem que um nome de lugar se origine e subsista.

O Topônimo – objeto de estudo da Toponímia – ao ser criado, tal como ser vivo, está sujeito às consequências do tempo: às influências, às modificações, e, até mesmo, ao desaparecimento do seu significado original, uma vez que escapa da consciência ou da memória do povo. Esses aspectos permitem afirmar que a Toponímia possui uma dupla dimensão: do referente espacial geográfico(função toponímica) e do referente temporal(memória toponímica).

Considerando , portanto, o caráter multidisciplinar do signo toponímico, é possível afirmar que ele constitui um meio para conhecer:
a. a história dos grupos humanos que vivem ou viveram na região;
b. as características físicogeográficas da região;

c. as particularidades socioculturais do povo;

d. extratos linguísticos de origem diversa da que é utilizada contemporaneamente, ou mesmo línguas que desapareceram;
e. as relações estabelecidas entre os humanos e o meio ambiente

Vê-se, assim, que a toponímia estabelece uma estreita relação com o patrimônio cultural de um povo, e sua preservação constitui a perpetuação do histórico (aí envolvidos todos os aspectos físicos geográficos e sócio-histórico-culturais inerentes) e dos valores desse mesmo grupo.



Toponímia e Ensino - De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais é função da escola oferecer ao aluno, a partir de práticas didático-pedagógicas adequadas, subsídios (instrumentalização teóricas e práticas) para o efetivo exercício da cidadania, ou seja, viver e compreender de forma crítica seu tempo. A Toponímia torna-se um excelente veículo para essa compreensão e conhecimento.


Apresentação da proposta de trabalho toponímico aos alunos:

Neste momento inicial, o professor dará informações sobre a ciência toponímica (parte da onomástica que estuda os nomes próprios de lugares) e estabelecerá diferença entre ela e a Antroponímia (parte da onomástica que estuda os nomes próprios de pessoas).

Ainda nesta etapa, é importante definir os objetos de estudo da Toponímia (o nome geográfico e esclarecer que os designativos identificam (nomeiam) acidentes humanos (municípios, bairros, ruas, escolas,praças, localidades rurais, etc) e acidentes físicos (rios, arroios, lagoas, etc).

Por fim, a partir de um debate, o professor fará com que os alunos entendam:
a. a importância da pesquisa toponímica (por exemplo para evitar que os motivadores para dado designativo se percam no tempo, exatamente por não ter um registro, uma pesquisa que os resgate);

b. a contribuição que eles darão, como pesquisadores toponímicos, para a comunidade presente e futura, na preservação do patrimônio toponomástico.


Familiarização com os termos básicos utilizado pelo pesquisador toponímico:

Nesta segunda etapa, o professor deverá apresentar e propor atividades que envolvam o vocabulário técnico básico empregado pelo pesquisador toponímico:

a. toponímia (ou toponomástica): disciplina que se ocupa dos nomes próprios de lugares;

b. topônimo: nome próprio que identifica, nomeia os lugares, ou seja, acidentes geográficos, físicos ou humanos;

c. macrotopônimo: topônimo que identifica um espaço mais extenso, em relação a outros menos extensos. Por exemplo, o topônimo que identifica um município será um macrotopônimo quando comparado com os topônimos que identificam os bairros que dele fazem parte;

d. microtopônimo: identifica um espaço menos extenso, em relação a outro mais extenso do qual faz parte. O topônimo que identifica um bairro será um microtopônimo quando comparado com o topônimo do município do qual faz parte.

e. nomeador: aquele que batizou (atribuiu) dado topônimo a determinado lugar;

f. carta topográfica (e mapa): representação (desenho) em superfície plana, dos espaços geográficos e seus elementos naturais, geralmente identificado por escalas.



Determinação das áreas de atuação de cada (ou grupo) pesquisador e modo de atuação:


Esta etapa é dedicada à escolha dos locais onde os pesquisadores atuarão. A escolha deve ser, de preferência, por locais próximos à escola ou da residência dos pesquisadores. É importante que o professor oriente onde buscar as informações, quais acidentes serão focados. Podem ser praças, ruas, bairros, localidades rurais, instituições... e obrigatoriamente a própria escola. A princípio, as questões a serem pesquisadas são:
a. O nome pelo qual o informante conhece o lugar é o mesmo que está oficialmente registrado?
b. O lugar, em questão, já possuiu outros nomes além do atual?
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Cada inquiridor (ou grupo) deve antes de entrar em campo, adquirir e estudar a localização geográfica dos locais de atuação em mapas. A partir daí, o
grupo deverá:

a. identificar seu lugar de atuação;
b. verificar se os dados constantes nos mapas estão completos e correspondem com o conhecimento que eles têm do local;
c. inventariar os nomes geográficos dos lugares sobre os quais eles farão pesquisa (entrevista);
d. registrar todas as incorreções ou omissões que há nos mapas – se houver;



Modelo básico da ficha do informante:

- nome do pesquisador
- nome do informante, atividade que exerce (e a possível relação da atividade com o lugar pesquisado), lugar onde a pesquisa foi realizada (na casa do informante, instituição, no local de trabalho do informante, etc...), estado , município, bairro, localidade, onde a pesquisa está sendo realizada, idade do informante, tempo de moradia no local, data da pesquisa, registro dos topônimos e informações sobre os mesmos, grau de instrução do informante, observações gerais sobre as informações obtidas.


Tratamento linguístico do material coletado:

a. estrutura morfossintática do topônimo: topônimo com estrutura simples (formado por uma única palavra) - topônimo com estrutura composta (formado por mais de um elemento) - topônimo formado por enunciados linguísticos, ex: Vai Quem Quer (seringal - AM) – topônimo formado por derivação prefixal,ex: Descoberto (município de Minas Gerais) – topônimo formado por derivação sufixal, ex: Acrelândia (município do Acre), entre outras;

b. Elaboração de textos e/ou poesias sobre o fator motivador que influenciou o denominador no ato da nomeação, que pode ser: a saudade da terra natal, questões religiosas, aspectos culturais, homenagens históricas ou políticas, etc.


Socialização das experiências e dos resultados: apresentação de seminários interescolares e apresentação de trabalhos na Semana da Pátria e na X Feira de Incentivo à Leitura – é importante que o conhecimento seja socializado a princípio na sala de aula, de forma que os grupos saibam as dificuldades por que passaram os outros e assim possam pensar e sugerir novas estratégias para outras pesquisas de campo. É uma forma, também, de valorizar os trabalhos e os resultados obtidos. Propõ-se, neste caso, um momento para a apresentação oral dos grupos.
A construção de maquetes, mapas, desenhos, poesias, textos, danças, teatro, cartazes..., além da documentação da pesquisa toponímica, produção (registro) bibliográfico dos trabalhos finais, como meio de documentar as informações que os grupos coletaram, disponibilizando-as, por exemplo, na biblioteca da
escola, para que sirvam de material de consulta para o público geral. Também será possível levar essas informações à Secretária do Planejamento para uma possível atualização dos mapas do município.

Concursos: Além dos concursos de poesia e paródias, este ano teremos um concurso de documentários, construídos pelos alunos, com duração de no mínimo 3 minutos e no máximo 5 minutos, com temática na toponímia.

NOTA: Estamos apresentando a coluna vertebral do projeto dando liberdade para a criação de outras ações construídas no ambiente escolar.


Considerações Finais:

A proposta do projeto é a preservação do patrimônio toponômico e cultural da região e do povo, envolvendo múltlipos saberes para alcançar o objetivo.


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